17 de out. de 2013

GILSON AMORIM PRESIDENTE DO BAIRRO TRIÂNGULO: VISITA ÁS EMPRESAS PRESPONSÁVEIS PELA ENEGIA ELÉTRICA EM TARAUACÁ PARA SABER AS RAZÕES DOS APAGÕES

                                          Escritório da Guascor

Ontem, acompanhei uma visita da Vereadora Janaina Furtado juntamente com os presidentes de duas associações de moradores dos Bairros Triângulo, Gilson Amorim e Cohab, José Gomes. Tive a oportunidade de conversar com os representantes das duas empresas responsáveis pela questão da energia elétrica em nossa cidade, para me certificar dos reais motivos que estão causando infinitos apagões aqui no município de Tarauacá.

                                     Francisco Chagas

A EXPLICAÇÃO: Segundo o Chefe da Usina local da Guascor, Francisco Chagas, o "Louro da Guascor", os problemas dos apagões são diversos. Por parte da empresa havia uma máquina que estava apresentando problemas, porém, já foi consertada. "Os problemas agora são do muro da empresa pra fora e isso já é responsabilidade da Eletroacre", disse Francisco.

                                             Usina de Tarauacá
GUASCOR DO BRASIL - Levar energia elétrica a regiões isoladas da Amazônia foi o desafio inicial da Dresser-Rand Guascor no Brasil. Com a entrada em operação da primeira usina termelétrica, em Soure (PA), em 1997, a empresa implantou um novo modelo de gestão: descentralizado e autônomo - o que a diferencia no setor elétrico. Hoje, em parceria com concessionárias estaduais, atende inúmeras localidades afastadas e de difícil acesso no Norte do país.

Os bons resultados em sistemas isolados possibilitaram o crescimento da D-R Guascor, a conquista de mercados em outros países e a diversificação dos negócios, em direção às energias renováveis.

Diversificar fontes energéticas para oferecer soluções mais completas transformou a D-R Guascor em um dos grupos mais especializados do setor. Nós aplicamos a experiência em concepção, implantação, gestão, operação e manutenção de projetos nos segmentos hidráulico, solar e de bioenergia sob medida para cada cliente.

Em maio de 2011, o controle do D-R Guascor S.L., com sede na Espanha, foi incorporado pelo grupo franco-americano Dresser-Rand. Líder mundial no fornecimento de equipamentos rotativos de alta precisão para a infraestrutura energética, a Dresser-Rand atua nas áreas de petróleo, gás e geração de eletricidade. A integração dessas potências combinadas posiciona o Grupo em uma nova ordem de liderança mundial, ao combinar capacidade industrial, tradição, experiência e inovação nos serviços oferecidos aos seus clientes. A rede de serviços e apoio, presente em mais de 140 países, agrega confiabilidade e agilidade imprescindíveis no mundo com permanente demanda por soluções energéticas sustentáveis.

    A D-R Guascor está presente em 30 países.

Saiba mais: www.guascor.com

                                           Suleiman Sampaio

A EXPLICAÇÃO: De acordo com Francisco Suleiman Sampaio, gerente do escritório local da Eletroacre, há uma série de problemas a serem corrigidos em Tarauacá. Desde árvores que crescem seus galhos atingem a rede elétrica, a rede elétrica da zona rural que precisa de um alimentador exclusivo, o município conta apenas com dois eletricistas para dar conta dos serviços de manutenção da rede e o fato da empresa contratada para executar os serviços de manutenção da rede pouco aparece no município. "Se ninguém fizer nada os problemas dos apagões vão continuar, disse o gerente."

         Manoel Ferraz e Seu Ademir - bravos eletricistas de Tarauacá

A ELETROACRE - A Companhia de Eletricidade - ELETROACRE, foi criada através da Lei Estadual n° 60, de 17 de dezembro de 1965 e autorizada a funcionar como empresa concessionária de serviços públicos de energia elétrica para o Estado do Acre, em 20 de agosto de 1968, por intermédio do Decreto Federal n° 63.121.

Em setembro de 1997, a ELETROACRE, uma sociedade por ações de economia mista, passou a ser administrada de forma compartilhada, através do Contrato de Gestãofirmado entre o ESTADO DO ACRE e as Centrais Elétricas Brasileiras S.A- ELETROBRÁS até 30 de janeiro de 1998, quando foi federalizada por intermédio do contrato de “Compra e Venda de Ações e Outras Avenças” celebrado entre os referidos agentes, previamente autorizada pela Assembléia Legislativa do Estado do Acre (lei n° 9.491, de 09 de setembro de 1997).

Atualmente, a ELETROACRE é uma concessionária federal de serviço público responsável pela distribuição e comercialização de energia elétrica para todo o Estado do Acre, cujo controle acionário que antes pertencia ao Governo Estadual, é exercido pelas Centrais Elétricas Brasileiras S.A- ELETROBRAS, que detém 93,29% do total de seu capital social. O suprimento de energia elétrica da capital, Rio Branco, e às seis localidades interligadas ao Sistema Rio Branco, é feita pela ELETRONORTE.

O interior do Estado, desde 1999, através de um contrato de Comodato, vem sendo suprido pela GUASCOR do Brasil Ltda, na forma de Produtor Independente de Energia- PIE, por intermédio de Sistemas Isolados de Geração. Destaque-se que, o suprimento de energia elétrica a todo o Estado, é feito através de Termoelétricas a Diesel (100%).

O Contrato de Concessão n° 06/2001- firmado com a Agência Nacional de Energia Elétrica-ANEEL, foi assinado em 12/02/2001, com prazo de vigência até 07/07/2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário